O Tottenham Brasil foi fundado, oficialmente, com site e domínio próprio, no dia 11 de outubro de 2009. Entretanto, muito antes disso, o trabalho de difundir o clube no Brasil já acontecia. A iniciativa nasceu de Thiago Nunes, então um estudante carioca, que fundou o site para manifestar sua paixão pelo clube e agregar conteúdo de qualidade sobre a instituição para os brasileiros. Hoje pode parecer inacreditável, mas encontrar conteúdo sobre os Spurs em português era praticamente impossível.

Em palavras do próprio Thiago, fundador do site, “desenvolvi um site de um clube inglês, que sempre me chamou atenção. Um clube que até então era extremamente desconhecido em nosso país, mas que demonstrava um extremo potencial de crescimento e uma determinada quantidade de fãs espalhados por esse enorme Brasil. Com o propósito de reunir essa torcida, fundei a Tottenham Brasil, que logo cresceu de maneira meteórica, junto com o time e mais junto ainda com a paixão que me aflorou sobre o mesmo”, comentou.

Antes mesmo da fundação do site, alguns novos elementos foram incorporados à iniciativa. E o ponto de encontro foi justamente a antiga comunidade do Tottenham no Orkut, rede social extinta em 2014. Mais do que trazer pessoas para ajudar no projeto, a comunidade foi essencial para a divulgação, seu crescimento e até mesmo a definição da linha editorial do site. Integrantes como Emerson Araujo, Willian Stein e Carlos Chumbo não tardaram a entrar no barco do TB.

Após esses pioneiros, a equipe se modificou diversas vezes com o tempo. Apesar do crescimento relâmpago, o site passou por momentos de instabilidade. Amarilson Gordiano entrou no bonde quando este estava quase parando e foi crucial para que o TB ganhasse nova energia. Pouco depois, nomes como Aldir Sales Gomes (se você acompanha as transmissões da ESPN, sabe que ele é de Conceição do Macabu) e o Fernando Braz também vieram para agregar qualidade e fazer o projeto crescer.

A primeira cara do site, de 2009, já com domínio oficial
A primeira cara do site, de 2009, já com domínio oficial

Uns foram, outros ficaram, o clube foi evoluindo no âmbito esportivo e o Tottenham Brasil não se fez de rogado. “Rapidamente estávamos bem nas redes sociais e melhor ainda nas emissoras e sites de futebol europeu, no Brasil e no Mundo. Já demos furo de reportagem, entrevista para rádios, sites e blogs. Já conseguimos façanhas que muitos sites e torcidas de outros clubes jamais conseguiram”, enumera Thiago.

Com o boom das redes sociais, especialmente o Facebook, o time TB cresceu e se diversificou. Atualmente, 12 elementos compõem a equipe de trabalho, com representantes no Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Paraná, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Cada um com suas respectivas responsabilidades e o nível de envolvimento que é possível. Por ordem de longevidade, os meliantes: Thiago Nunes, Emerson Araujo, Carlos Chumbo, Amarilson Gordiano, Fernando Braz, Gabriel Maluf, Lucas Colenghi, Marcos Passarella, Vinícius ‘Camisa’ Gordia, João Pedro Bucchi, Fábio Malet e Pedro Ivo Machado.

Podemos citar ainda a passagem por nossas fileiras dos amigos Raphael Harris e Pedro Reinert, este atual colunista do clube no ESPN FC. Acompanhando a subida de produção do time, nos últimos anos, a torcida cresceu muito, se tornou oficial perante ao clube e se tornou, de fato, um portal de maior qualidade. Afinal, o reconhecimento da importância da torcida é nítido, tanto entre a imprensa especializada brasileira quanto em todos os torcedores, do nosso e de outros clubes. Já organizamos com muito sucesso bolões, sorteio de camisa autografada por jogadores do clube, campeonato de videogame, encontros nacionais, e muita coisa ainda está por vir.

Sempre tendo em vista a qualidade do serviço oferecido, a expansão da torcida é uma realidade inevitável. Sempre em conjunto com o clube, fomentando essa paixão, sem buscar ganhos financeiros e sem jamais explorar os torcedores. Foram assim os nossos primeiros 7 anos. Que venham os próximos 700.


Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this pagePin on Pinterest