Após lesão de Trippier, Pochettino prega cautela com Walker-Peters e fala sobre reforços

A situação da lateral-direita do Tottenham está cada vez mais imprevisível. O titular dos Spurs na posição nos últimos anos, e integrante da seleção do último Campeonato Inglês, Kyle Walker, foi negociado com o Manchester City. O seu reserva imediato em 2016/17, de boas atuações e que já passava confiança para ser o novo titular da posição, Kieran Trippier, lesionou-se no último amistoso antes da próxima temporada, e foi visto saindo do estádio de muletas. Desta forma, a incumbência de preencher esta lacuna sobrou para Kyle Walker-Peters, de apenas 20 anos. Será que é o momento certo de expor o garoto a tamanha responsabilidade?

Ainda não se sabe a gravidade da lesão de Trippier, que contundiu-se em uma dividida com o lateral-esquerdo brasileiro, Alex Sandro, nos primeiros minutos do último amistoso de pré-temporada do Tottenham, que venceu a Juventus, por 2 a 0, no último sábado (5), em Wembley. E apesar de a imagem de Kieran deixando o estádio de muletas, com uma bota protetora no pé direito, e visivelmente desolado, preocupar bastante, o treinador do Tottenham, Mauricio Pochettino, tratou de dar uma versão mais esperançosa sobre a situação do lateral.

“Kieran (Trippier) torceu seu tornozelo. Não sabemos qual a gravidade ainda. Precisamos examiná-lo na segunda-feira (hoje) e depois veremos. Mas agora, o sentimento é bom. É verdade que ele estava de muletas, mas ele está bem. Eu não posso falar se ele estará pronto para jogar contra o Newcastle (no próximo domingo, pela primeira rodada do Campeonato Inglês). Esperamos que não seja um grande problema”, esclareceu Pochettino sobre suas impressões a respeito da situação de Trippier.

Na recente roleta-russa da posição de lateral-direito titular do Tottenham, a vez parece ter chegado ao garoto Kyle Walker-Peters. Só que um dado a respeito do jovem lateral de 20 anos, preocupa: KWP ainda não estreou no futebol profissional! Walker-Peters tem grande experiência no futebol de base, com mais de 50 partidas pelo time sub-21 do Tottenham. Nestas partidas, mostrou bastante qualidade e versatilidade, jogando nas duas laterais, além de liderança, já que fora capitão da equipe em diversas oportunidades.

Além desta experiência nas categorias de base do Tottenham, KWP também é “figurinha carimbada” em todas as seleções de base da Inglaterra, seja sub-17, sub-18, sub-19 ou sub-20. E é nesta última seleção que ocorreu seu melhor momento como jogador até então: Walker-Peters foi lateral titular da Inglaterra campeã mundial sub-20 em junho deste ano. Mas será que esta experiência na base foi suficiente para prepará-lo para ser titular na Premier League? O comandante dos Spurs, Mauricio Pochettino, adota um discurso de absoluta cautela com o jovem e não o vê totalmente preparado para o desafio.

“Ele (Walker-Peters) é muito jovem. É verdade que dar uma grande responsabilidade, como a que tem Kieran (Trippier), é muito pesado para ele atualmente. Ele é um jogador que precisa trabalhar conosco e talvez começar a jogar em partidas diferentes, mas nós não podemos pensar que, no caso de Kieran ficar semanas fora da equipe (por conta de lesão), apenas ele pode substituí-lo”, analisou o cauteloso Pochettino.

Baseado nestas últimas declarações de Pochettino, a tendência é de que, em caso de ausência de Trippier na próxima partida, o treinador argentino opte por alguma solução mais experimentada para o setor. Desta forma, o polivalente Eric Dier posicionado como lateral-direito em uma linha de quatro defensores parece ser a solução mais provável, a priori. Kyle Walker-Peters ou até Moussa Sissoko, como ala-direito, em um esquema com três zagueiros, são outras opções que podem aparecer para o confronto do próximo domingo.

De qualquer forma, Pochettino mais uma vez deu declarações de que vê necessidade de reforçar o elenco para a temporada. Não só por conta da lesão de Trippier, e nem apenas na posição de lateral-direito. “Eu acho que estamos trabalhando (em concretizar transferências), mas estamos trabalhando nisso desde antes de acontecer isso com Kieran (Trippier), e tentando encontrar as soluções em diferentes posições do campo”, sentenciou Pochettino sobre a situação do Tottenham no mercado de transferências.

Após a lesão de Trippier, as especulações a despeito de negociações com laterais-direitos voltaram a crescer. E neste tempo, três alvos despontam como favoritos para aparecer no Tottenham em breve: João Cancelo, lateral-direito/meia-direita espanhol de 23 anos, do Valencia, Ricardo Pereira, lateral-direito/meia-direita português de 23 anos, do Porto, e Jeremy Toljan, lateral-esquerdo/lateral-direito alemão de 22 anos, do Hoffenhein. Qual deles é seu favorito, torcedor?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this pagePin on Pinterest
The following two tabs change content below.

Fábio Malet

Gaúcho de Porto Alegre, bacharel em Ciência da Computação e analista de sistemas. Apaixonado por esportes, tem o jornalismo como um hobby, e, pretende, futuramente, fazer pós-graduação na área. Acompanha o Tottenham desde o começo da temporada 2002-03, por causa de Robbie Keane, do qual tornou-se fã pelo seu desempenho na Copa do Mundo 2002. No Brasil, torce para o Grêmio desde suas primeiras palavras.
  • pimenta!?

    Ricardo Pereira

    • Fábio Malet

      Também é minha preferência, dos três citados.