Vorm – “Tenho quase 34 anos e nunca estive melhor fisicamente”

Indo para a 17ª pré-temporada de sua carreira, Michel Vorm afirmou estar em sua melhor forma física. O goleiro ressaltou que o regime de treinos da comissão técnica chefiada por Mauricio Pochettino, particularmente por meio do treinador de goleiros Toni Jimenez, é a razão por trás do momento tão bom logo antes de seu 34º aniversário (em outubro).

Michel se reapresentou ao clube já na segunda-feira (3), primeiro dia de pré-temporada, sabendo que com as seis semanas de preparação serão mais do que suficientes para que ele esteja no ápice de sua condição física para o começo da temporada. Mesmo sendo reserva, é preciso lembrar, por exemplo, que Vorm teve de atuar na primeira partida da temporada passada, quando a equipe perdia por 1 a 0 do Everton e Hugo Lloris precisou ser substituído, por causa de uma lesão sofrida na Eurocopa de 2016. Ele ainda começou como titular nas duas partidas seguintes, que lhe ajudaram a totalizar 11 jogos defendendo a meta dos Spurs.

O ritmo de pré-temporada tem sido algo de mudança constante na carreira de Michel Vorm. Nascido em Nieuwegein, Holanda, ele assinou seu primeiro contrato com o FC Utrecht, em 2000, quando tinha apenas 17 anos:

“Naquela época em Utrecht, mesmo tendo um treinador de goleiros e tendo de fazer treinamentos específicos, também tínhamos que treinar com o restante do grupo, o que significava que, 7 da manhã, quando eles iam para campo correr, também tínhamos que correr juntos” – comentou.

“Era algo meio que de velha guarda e era bem desgastante! Uma das razões pelas quais me torneio goleiro foi para não ter de correr tanto!”

“O jogo mudou muito ao longo dos anos. Esta é minha quarta pré-temporada no Tottenham, o trabalho é cheio de detalhes sobre o que nós precisamos enquanto goleiros. Claro que também damos nossas corridas, mas são distâncias mais curtas. Conheço bem meu corpo. Sei o que tenho de fazer quando retorno das férias, principalmente com esse treinador e essa comissão técnica”.

“É difícil, mas sabemos o que vem pela frente. Precisamos disso aqui. É só olhar para os jogos que disputamos. Sabemos que precisamos estar prontos quando somos chamados e isso aconteceu comigo algumas vezes na temporada passada”.

“O trabalho é assim com toda a equipe. Todos tiveram seu papel na temporada passada e nós somos um dos melhores times da Premier League na questão física. A pré-temporada é dura, mas é o que precisamos fazer com base no nosso estilo de jogo, que começa no campo de treinamento”.

Vorm ainda foi perguntado sobre sua relação com essa época de pré-temporada, se há uma relação de amor ou ódio:

“Amor? Isso nunca vai acontecer!” – respondeu sorrindo.

“Depois de umas semanas de férias, você começa a pensar: ‘Preciso fazer algo”. E eu não fiquei parado nas últimas duas semanas. Isso torna tudo mais fácil. Todos fazem isso agora, é necessário. A temporada é longa e intensa e, depois de umas semanas de descanso, é hora de começar tudo de novo”.

“E é por isso que não há amor. Mas sei que preciso disso aqui. Se fosse antigamente… bem… eu iria ficar reclamando, mas agora eu sou mais do tipo “Vamos nessa!”, porque sei que é benéfico para mim”.

“Às vezes, como goleiro, você faz várias partidas em que praticamente não se mexe em campo, mas sempre precisa estar pronto, precisa estar ligado. A maneira como nós jogamos faz com que tenhamos que estar ligados. É um desafio, principalmente do ponto de vista mental e, mesmo que esteja com quase 34 anos, que farei em outubro, ainda aprendo muito. Isso nos ajuda a ficarmos de prontidão. Nunca estive tão bem fisicamente na minha carreira toda e devo isso ao treinador e à comissão técnica”.

“De vez em quando, as pessoas não acreditam em mim. Perguntam: ‘Você tem 26, 27?’ e na verdade é como me sinto. No passado, tive algumas lesões e pensava: ‘Poxa, tenho só 26 anos”, mas agora tenho quase 34 e me sinto ótimo. Isso se deve ao trabalho feito nos últimos anos. Como eu disse, eu não amo essa rotina, mas sei que preciso e certamente lido mais fácil com issodo que quando mais jovem”.

Matéria original: http://www.tottenhamhotspur.com/news/michel-vorm-on-pre-season-040717/

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this pagePin on Pinterest
The following two tabs change content below.

Lucas Colenghi

Mineiro de Uberaba (no Triângulo Mineiro). Licenciado em Letras com Habilitação em Português e Inglês pela UFTM. Tenho 22 anos e as duas coisas que eu mais odeio no mundo são: 1- acordar cedo; 2- escanteio curto. Gostar de futebol é legal até você resolver torcer para um time: com o Tottenham não é diferente.