Guia TB – UEFA Champions League 2015/16

E a disputa pela orelhuda chegou! Depois de consecutivas temporadas buscando uma vaga que levasse à fase de grupos do principal torneio de clubes do continente, o Tottenham finalmente irá reestrear na Liga dos Campeões da UEFA na próxima quarta-feira, 14 de setembro, às 15h45.

E por conta de uma ocasião tão notável, trouxemos para os torcedores do Tottenham no Brasil um pequeno guia da competição. O que podemos esperar do campeonato? Quais os favoritos ao título? Qual o panorama do Tottenham na competição? É possível sonhar com o título? Acompanhe este artigo especial que tentará sanar essas e outras dúvidas.

 

A Competição

A UEFA Champions League é a maior competição de clubes da Europa, reunindo todas as principais forças dos países que formam a União Europeia de Futebol. É a nata do futebol de clubes mundial. Estar presente neste campeonato já é um grande feito na ótica do torcedor dos Spurs. Do ponto de vista financeiro do clube, mais ainda.

A edição de 2015-16 traz grandes curiosidades para a história do torneio. Participando pela primeira vez, o campeão inglês Leicester é um cabeça-de-chave insólito e encabeça uma lista peculiar de clubes ingleses na competição: Leicester, Arsenal, Tottenham e Manchester City buscam um título inédito no certame.

A final da competição será no Millennium Stadium, em Cardiff, no País de Gales. A cidade galesa está distante duas horas de carro do centro de Londres. E para o Tottenham há ainda um incentivo extra nesta competição: por conta das reformas em White Hart Lane, os Spurs mandarão seus jogos no lendário estádio Wembley, que receberá mais de 90 mil fanáticos pelo clube.

 

Favoritos ao título

Encabeça a lista de favoritos o Barcelona. Além de contar com o trio de ataque mais temido do mundo, formado por Messi, Suárez e Neymar, a equipe catalã foi uma das que melhor se reforçou na última janela de transferências.  Com um elenco tão vasto, podendo descansar mais seus principais nomes, o Barcelona vem com tudo para ganhar o torneio.

Atual campeão, o Real Madrid manteve a base que conquistou o título na última temporada e aposta na afirmação do jovem técnico Zinedine Zidane e na genialidade dos grandes craques europeus Cristiano Ronaldo e Gareth Bale. La dodecima vem aí?

Outro grande favorito é o Bayern de Munique. A equipe manteve a excelente base que já tinha e adicionou peças pontuais, como o zagueiro Matts Hummels e o meia Renato Sanches. Agora sob o comando de um treinador melhor mais convencional, Carlo Ancellotti, espera-se um desempenho melhor da equipe bávara.

Além destes três grandes favoritos, correm por fora a Juventus, o Manchester City e o Atlético de Madrid. Com os bons reforços que contrataram, estas equipes podem surpreender ao final da temporada.

 

O Tottenham

 

Última Participação

Edição: 2010/11

Colocação Final: Eliminado nas quartas-de-final

Campanha: 5 vitórias, 3 empates e 4 derrotas.

 

Transferências

Quem chegou: Victor Wanyama (Southampton, £12m), Vincent Janssen (AZ Alkmaar, £19m), Georges-Kevin N’Koudou (Marseille, £9m), Pau López (Espanyol, empréstimo), Moussa Sissoko (Newcastle, £30m).

Quem saiu: Federico Fazio (Roma, empréstimo), Alex Pritchard (Norwich City, 8 milhões de libras), Nabil Bentaleb (Schalke 04, empréstimo), DeAndre Yedlin (Newcastle, £5m), Nacer Chadli (West Brom, £13m), Ryan Mason (Hull City, £13m), Clinton N’Jié (Marseille, empréstimo).

Leia Mais: Tottenham – Janela de Transferências de Verão 2016/2017

 

Elenco

Goleiros: Hugo Lloris, Michel Vorm, Pau López

Defensores: Kyle Walker, Toby Alderweireld, Jan Verotnghen, Danny Rose, Kieran Trippier, Kevin Wimmer, Ben Davies, Cameron Carter-Vickers

Meias: Eric Dier, Mousa Dembélé, Érik Lamela, Dele Alli, Chritian Eriksen, Victor Wanyama, Moussa Sissoko, Heung-Min Son, Georges-Kevin N’Koudou, Tom Carroll, Josh Onomah, Harry Winks

Atacantes: Harry Kane, Vincent Janssen

Leia Mais: Tottenham – Elenco

 

Time-Base

lineup-16-17

 

Calendário

1ª rodada – 14/set: Tottenham x Monaco, Wembley, 15h45

2ª rodada – 27/set: CSKA x Tottenham, Arena CSKA, 15h45

3ª rodada – 18/out: Bayer Leverkusen x Tottenham, BayArena, 16h45

4ª rodada – 2/nov: Tottenham x Bayer Leverkusen, Wembley, 17h45

5ª rodada – 22/nov: Monaco x Tottenham, Stade Louis II, 17h45

6ª rodada – 27/set: Tottenham x CSKA, Wembley, 17h45

Leia Mais: Tottenham – Calendário

 

Análise

O sorteio dos grupos do torneio trouxe para o Tottenham um grupo bastante equilibrado. Em uma primeira análise, vê-se que os Spurs terão a dificuldade de enfrentar três adversários de nível semelhante, que farão seis jogos duríssimos com a equipe. No entanto, em outra ótica, este sorteio pode ter sido benéfico para o Tottenham em termos de uma melhor classificação.

Por conta disso, não se espante ou critique se o Tottenham terminar a fase de grupos na última colocação da chave. Por tratar-se de um grupo tão equilibrado, esta possibilidade é real, embora improvável. Por outro lado, vejo os Spurs com ligeiro favoritismo à primeira colocação do grupo, justamente por conta desta equiparação citada e da ausência de um “bicho-papão” na chave.

Em muitos momentos da última temporada, o Tottenham apresentou o melhor futebol da Inglaterra e um dos melhores desempenhos tático-técnicos da Europa. Com este desempenho, o Tottenham pode sim fazer frente a quaisquer equipes que vier a enfrentar na competição, incluindo franco-favoritos como Barcelona, Real Madrid e Bayern de Munique.

O grande problema do Tottenham é a oscilação das atuações e a falta de eficiência no futebol apresentado. Por muitas vezes, a equipe treinada por Maurício Pochettino domina de maneira avassaladora a partida, retém consigo boa parte do tempo de posse de bola, cria inúmeras oportunidade, mas peca na hora de balançar as redes adversárias. Em resolvendo este problema, o sonho do improbabilíssimo título continental é possível.

Fazendo uma previsão seca e simplória, sem conhecer os confrontos de oitavas e quartas-de-finais, creio que os Spurs têm nível para chegar entre as 8 melhores equipes do continente. Como dito anteriormente, creio que o Tottenham é favorito em seu grupo, e em confirmando este favoritismo, deve classificar-se na primeira colocação da chave, cruzando com um adversário mais acessível nas oitavas.

Nas quartas-de-final é difícil fugir de uma equipe de alto escalão. Por isso, creio que a equipe londrina deva ser eliminada nesta fase. Mas quem sabe a bolinha do sorteio não sorri para o Tottenham e a equipe não possa chegar às semi-finais, não é? Ficamos na torcida.

Previsão: Quartas-de-final.

 

E você leitor onde você achar que o Tottenham pode chegar nesta competição?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this pagePin on Pinterest
The following two tabs change content below.

Fábio Malet

Gaúcho de Porto Alegre, bacharel em Ciência da Computação e analista de sistemas. Apaixonado por esportes, tem o jornalismo como um hobby, e, pretende, futuramente, fazer pós-graduação na área. Acompanha o Tottenham desde o começo da temporada 2002-03, por causa de Robbie Keane, do qual tornou-se fã pelo seu desempenho na Copa do Mundo 2002. No Brasil, torce para o Grêmio desde suas primeiras palavras.

Latest posts by Fábio Malet (see all)