Visitando os 92: 5 – The Hawthorns, WBA

Uma breve história: Situada a 8 km de Birmingham, West Bromwich tornou-se um centro industrial no século XIX, após a descoberta de depósitos de carvão. Indústrias de armamentos, pregos e molas desenvolveram-se no local. Numa dessas fábricas, mais precisamente a George Salter’s Spring Works, um clube de futebol foi fundado pelos seus funcionários em 1878.

Inicialmente chamado de West Bromwich Strollers, mudou o nome para West Bromwich Albion em 1880. Em 1883 ingressou na FA e profissionalizou-se em 1885. Em 1886, chegou pela primeira vez a final da FA Cup, perdendo para o Blackburn Rovers. No ano seguinte, mais um vice-campeonato, desta vez para o Aston Villa.

Em sua terceira final consecutiva, o West Brom finalmente conquistou o título, vencendo o favorito Preston North End por 3×2. Ainda em 1888, o clube foi convidado e tornou-se um dos fundadores da Football League. Desde então, passou a maior parte de sua história na primeira divisão. Retornou à elite na última década, após passar a segunda metade dos anos 80 e 90 no segundo escalão.

Títulos: Primeira Divisão/Premier League – 1919/20; FA Cup: 1888, 1892, 1931, 1954, 1968. League Cup: 1966.

 

Jeff Astle, o maior jogador da história do West Brom,  foi homenageado no portão de entrada do Hawthorns
Jeff Astle, o maior jogador da história do West Brom, foi homenageado no portão de entrada do Hawthorns

 The Hawthorns: O estádio foi inaugurado em 1900 e é o de maior “altitude” da Liga, situado a 168 metros acima do nível do mar. Arquibancadas de concreto foram introduzidas em 1920 e em 1949 foi inaugurado o primeiro sistema de catracas eletrônicas – o primeiro em gramados britânicos. O recorde de público é de 64.815 e foi registrado em 6 de março de 1937, nas quartas de final da FA Cup, em que o WBA venceu o Arsenal por 3×1.

Rivais: Wolverhampton, Aston Villa, Birmingham.

A rivalidade contra o Villa vem desde o século XIX, quando os dois decidiram três finais da FA Cup. Porém os Villans veem o Birmingham City como o seu clássico. Desde a metade do século XX a rivalidade com o Wolverhampton cresceu – na década de 50 os dois competiam na parte de cima da primeira divisão e desde então entraram em decadência. Esse jogo é conhecido como o Black Country Derby, uma das maiores rivalidades da Inglaterra.

Jogos entre WBA e Wolves são o ponto alto da temporada para os seus torcedores.
Jogos entre WBA e Wolves são o ponto alto da temporada para os seus torcedores.

 Retrospecto do Tottenham contra os Baggies:

Jogar na casa do West Brom não tem sido um exatamente um problema para nós. São apenas duas derrotas na era da Premier League, a última sendo na temporada 2008/09. No entanto, considerando somente os jogos de primeira divisão, o histórico é favorável para o WBA: 28 vitórias contra 16, além de 11 empates.

Visitando os 92 falou anteriormente de Sunderland, Swansea, Bournemouth e Arsenal. 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this pagePin on Pinterest
The following two tabs change content below.

marcospassarella

Latest posts by marcospassarella (see all)