Noites europeias 3 – Baku

Nesta quinta-feira o Tottenham vai até Baku, capital do Azerbaijão, para enfrentar o Qarabag. O clube foi fundado em 1951, na cidade de Agdam, em Nagorno-Karabakh, um enclave no sudoeste do país. O Qarabag teve que deixar Agdam em 1993 devido a guerra.

Nagorno-Karabakh foi povoada há séculos por armênios, e após o fim da Primeira Guerra Mundial os Soviéticos acharam por bem deixar a região aos cuidados do Azerbaijão. Tensões religiosas foram abafadas durante o Regime Comunista e ressurgiram com toda a força nos últimos anos da URSS.  (Mais detalhes você pode ler aqui)

Aghdam, cidade de origem do Qarabag hoje encontra-se completamente deserta. (Foto de KennyOMG)
Agdam, cidade de origem do Qarabag, hoje encontra-se completamente deserta. (Foto de KennyOMG)

Antes do conflito, o Qarabag conquistou um campeonato regional, em 1988. Com a independência do Azerbaijão e formação da liga local, conquistou 3 taças. Apesar de estar a mais de 350 km da cidade onde foi fundado, o clube tem muitos torcedores, pois é o único da região que está hoje sob controle da Armênia.

 

Baku

A capital da cidade, cujos primeiros registros datam do século VI, tem duas regiões principais: a Cidade Velha e a Cidade Baixa, situada a 28 metros abaixo do nível do mar. Embora a maioria da população seja muçulmana, o Azerbaijão é um Estado Secular e permite a liberdade de religião. Há muitas mesquitas, catedrais ortodoxas e sinagogas em Baku. (Mais informações sobre culinária e lugares para visitar, você encontra aqui. (Texto em inglês)

Vista de Baku (foto de Moonsun1981)

Vista de Baku (foto de Moonsun1981)

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this pagePin on Pinterest
The following two tabs change content below.

marcospassarella

Latest posts by marcospassarella (see all)