Visitando os 92: 3 – Dean Court, Bournemouth

Uma breve história –  O Bournemouth foi fundado em 1890 com o nome de Boscombe St. John’s Institute FC. Em 1899 foi dissolvido e imediatamente retornou como Boscombe FC. Disputou sua primeira FA Cup na temporada 1913/14 e entrou na Football League em 1923. Ainda nesse ano, o clube mudou de nome para Bournemouth & Boscombe Athletic para adquirir mais representatividade na região e estabeleceu-se no terceiro escalão da Liga desde então. Em 1972 mudou para o nome atual, AFC Bournemouth. Um ano antes, adotou as cores do Milan no uniforme principal.

Harry Redknapp – Na segunda metade da década, nosso ex-técnico levou os Cherries para o acesso inédito a segunda divisão. Lá permaneceu por três temporadas até ser rebaixado em 1990. Um incidente na última rodada, no jogo contra o Leeds United, causou danos ao clube e a cidade.

Incidente contra o Leeds United

Feriado na Costa Sul: Muitos torcedores do Leeds viajaram para Bournemouth sem ingressos.
Feriado na Costa Sul: Muitos torcedores do Leeds viajaram para Bournemouth sem ingressos.

Em 5 de maio de 1990, no último dia da temporada, o Leeds foi a Bournemouth com chances garantir o acesso à primeira divisão em Dean Court. Alguns torcedores do United já tinham causado confusão de manhã na cidade e a atmosfera antes do início do jogo era muito tensa. A vitória do Leeds por 1-0 junto com a combinação de outros resultados determinou o acesso a elite e o rebaixamento dos anfitriões.

Tabela final da segunda divisão inglesa em 89/90
Tabela final da segunda divisão em 89/90

A violência e destruição dos visitantes na cidade continuou durante o fim de semana (o jogo caiu na época de um tradicional feriado bancário na Inglaterra e em Gales), causando um prejuízo de mais de 1 milhão de libras em danos materiais e físicos contra os moradores e polícia local. Esse incidente contra o Leeds afetou o Bournemouth por mais de uma década, com o clube impedido de jogar em casa nos Bank Holidays (data tradicional para jogos de futebol) até 2003.

Dias atuais – De 2008 para cá, os Cherries viveram um período de ascensão, saindo da quarta divisão para a Premier League. Na temporada 2008/09 o clube começou a League Two com 17 pontos negativos. Eddie Howe assumiu na segunda metade da temporada e salvou o clube do rebaixamento para a Conferência. No ano seguinte, conseguiu o acesso para a League One. Após um período em que deixou o Bournemouth para treinar o Burnley, Howe retornou em 2012 e conseguiu mais dois acessos em 2013 e 2015.

Dean Court 

Dean Court, atualmente Vitality Stadium devido aos naming rights.

Dean Court, atualmente Vitality Stadium devido aos naming rights.

Localização: Kings Park, Bournemouth, Dorset, BH7 7AF

Capacidade: 11,464
Recorde de público: 28,799 (2/3/1957 v Manchester United, FA Cup – sexta rodada)

Confrontos contra o Tottenham – O único confronto oficial entre Spurs e Bournemouth aconteceu em 16/2/1957 pela quinta rodada da FA Cup, com vitória dos Cherries por 3×1. Nunca houve jogos pela Liga, pois o Tottenham não disputa a segunda divisão desde 1978 e o Bournemouth alcançou esta categoria somente em 1987.

Visitando os 92 falou anteriormente de Sunderland (Stadium of Light) e Swansea (Liberty Stadium). 

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this pagePin on Pinterest
The following two tabs change content below.

marcospassarella

Latest posts by marcospassarella (see all)