Visitando os 92: 1- Stadium of Light, Sunderland

É com um pouco de atraso que inicio esta coluna – gostaria de ter escrito sobre as canchas do Manchester United e do Everton antes, mas haverão outras oportunidades. Pretendo abordar aqui informações sobre as cidades (ou bairros, em alguns casos), estádios, história e curiosidades sobre nossos adversários.

Como vocês sabem que o Sunderland joga de branco e vermelho e que o seu maior rival é o Newcastle, vamos começar com algo que pouca gente sabe: a cidade de Sunderland é a maior entre Leeds e Edimburgo (Escócia) – e você sempre pensou que fosse Newcastle, certo? O clube foi fundado em 1879 e foi admitido na Football League em 1890, no lugar do Stoke, membro fundador que perdeu o lugar na Liga após duas péssimas temporadas. Curiosamente o Tottenham foi admitido na Liga em 1908, também no lugar do Stoke – desta vez porque os Potters pediram licença, retornando anos depois.

O “Time de todos os talentos” venceu o campeonato uma temporada após sua estreia, em 1891/92, repetindo o feito por mais duas vezes na última década do século XIX. Permaneceu como uma das maiores potências da Primeira Divisão até o início da Segunda Guerra Mundial. Permaneceu na elite por 59 temporadas seguidas (68, contando as duas guerras), recorde superado apenas pelo Everton e um certo vizinho nosso.

Stadium of Light, inaugurado em 1997.
Stadium of Light, inaugurado em 1997.

O Stadium of Light é o sétimo campo da história dos Black Cats, que jogaram antes no Blue House Field (1879), Groves Field (1882), Horatio Street (1883), Abbs Field (1884), Newcastle Road (1886) e Roker Park, onde permaneceu por um século (1898 até 1997). Desde a sua inaguração, o Tottenham não tem passado grandes sustos lá, tanto que nossa última derrota foi há 5 anos, no dia 3 de abril de 2010. (Nota do autor: a última vitória do Sunderland contra nós foi um grande susto SIM, pois estávamos bem próximos da classficação para a UCL, o que acabou acontecendo).

Sunderland vs. Spurs fora de casa – (Roker Park, Stadium of Light; resultados da Liga):

52 Jogos: 22 vitórias do SAFC, 15 empates, 15 vitórias do THFC.

Meu pitaco: Acredito que não teremos problemas amanhã, pelo bem do Poch.

Espero que tenham curtido esse espaço! Deixe sua opinião nos comentários que eu respondo. #COYS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this pagePin on Pinterest
The following two tabs change content below.

marcospassarella

Latest posts by marcospassarella (see all)

  • Fernando C.

    Sunderland tem oh jogador que mais marcou gols em competiçoes europeias pelo Tottenham : Jermain Defoe! Idolo Spurs!