Chadlimovic

Ele não é um craque, já cansou de fazer raiva em todo mundo e tem características no mínimo questionáveis para sua posição. Mas no frigir dos ovos, Nacer Chadli é um dos poucos que pode se considerar salvo no imenso fracasso que é a temporada 2014/15 do Tottenham. Em 30 aparições, marcou 9 gols e distribuiu 5 assistências. O que não chega a encher os olhos, mas o coloca como o segundo melhor assistente da equipe e o terceiro na lista de goleadores. Nada mal para quem parecia uma toupeira em campo na primeira temporada.

Um aspecto que devemos dar crédito ao meia é que ele segue o ritmo da equipe. Os seus piores momentos normalmente foram quando todo o time também esteve abaixo da crítica, o que se tornou muito recorrente no fim de temporada. E nos melhores momentos do time, tanto na Copa da Liga quanto nas vitórias sobre Arsenal e Chelsea, na Premier League, lá esteve Chadli jogando bem, ajudando de acordo com sua capacidade. Um jogador limitado mas que conseguiu cavar seu espaço marcando no North London Derby, no Emirates, e tendo atuação incrível nos 5×3 sobre os Blues.

Pq fas iso Chadli? (Foto: Reprodução / express)

Alguém falou por esses dias que Chadli é um winger que cadencia o jogo. Isso é no mínimo uma contradição inadmissível, visto que os jogadores dessa posição deveriam ser mais agudos, hábeis e incisivos, deixando para os jogadores de armação a função de cadenciar. O problema é que num elenco tão mal armado e com jogadores tão inconstantes, nunca se sabe o que esperar de ninguém. O centroavante que foi contratado a peso de ouro não faz gol, o nosso suposto melhor zagueiro é mole nos desarmes e nosso melhor volante de contenção marca mal. Onde tudo está errado, não há muito o que se cobrar.

O título é uma homenagem a esse penteado ridículo que o belga ostentou no jogo de ontem, contra o Newcastle. Tá ruim com ele, mas devido as péssimas opções no time, se tornou um jogador indispensável a Pochettino. Esperamos mesmo que essa Chadlidependência não continue na próxima temporada, porque um jogador de tantos altos e baixos não pode ter esse papel tão decisivo. Tomara que ele acerte o pé e queime minha língua nas cinco rodadas restantes. Mas com atletas desse nível, nunca passaremos de um figurante na Europa League. E o retorno à Champions seguirá sendo apenas um sonho de certas noites de verão.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this pagePin on Pinterest
The following two tabs change content below.

Emerson Araujo

Jornalista, aficionado por futebol, torcedor do Cruzeiro (de nascença) e do Tottenham (desde 2005). Orgulhosamente, um dos fundadores da Tottenham Brasil e colaborador do Guerreiro dos Gramados, site voltado a cruzeirenses. Odeia Guardiolismos e acredita que atacante tem que fazer gol. Acredita que todo dia é um 7 a 1 diferente e não há nada de mau nisso. Exímio treinador no Football Manager.

Latest posts by Emerson Araujo (see all)

  • Lucas

    Memphis Depay é o nome da janela, e deveria ser o foco do sr. Levy. Pq não investir pesado?

    Nos dois clubes de Manchester, sofreria para ser titular. Nos dois de Londres, idem. No PSG, brigaria com Pastore, que atravessa grande fase. No Real Madrid, sem chance de titularidade, assim como no Barcelona (que nem contratar pode). Portanto, em WHL, o garoto seria um dos ícones do time.

    Agudo, rápido, driblador e com altíssimo poder de finalização, é o nome pra fechar nosso ataque com Eriksen, Kane e Lamela (sim, ainda acredito nele). Chadli não é o jogador dos sonhos de nenhum torcedor, mas mostrou que pode ser opção, até mesmo por ser um Winger diferente. Mas NENHUM TIME DO MUNDO que dependa do futebol dele pode almejar alguma coisa.

    Pra fechar um time redondo pra próxima temporada, eu miraria em três alvos: Khedira e De Jong para o meio campo e Vlaar para a zaga. Os três estão em fim de comtrato. Analisando um a um, temos:

    Khedira: traria força física, qualidade de saída e pegada no meio. Já foi campeão de tudo que disputou na carreira. Só falta ser um ícone em algum lugar. Esse deveria ser o foco, mas a ausência na UCL pesaria.

    De Jong: experiente, com muita bagagem e um poder de marcação impressionante, e que não temos. Sua renovação com o Milan depende do projeto que lhe será oferecido, como o mesmo já afirmou. Ofereça um projeto consistente, Levy!

    Vlaar: fez uma grande Copa do Mundo e é titular no Aston Villa. Já está acostumado com a PL.

    Com esses reforços, teríamos:

    Lloris; Walker, Vlaar, Vertoghen, Rose; Khedira, De Jong, Lamela, Eriksen e Depay; Kane

    Seria demais sonhar com isto?

    • Marcio

      Concordo com quase tudo que você escreveu, menos com a deferência ao Lamela.

      Depay é o jogador que os Spurs precisam. Seria um ataque de respeito com Kane.

      Em relação a Khedira (miito caro) e De Jong (muito violento) acho que não vale o investimento.

      Precisamos de um meia de criação pra fazer sombra ao Eriksen.

      #COYS

  • Lucas

    De fato, a Eriksendependência tem que acabar. Um nome que seria viável, na minha opinião, é o Clement Grenier. Mas não acho que ele ou qualquer outro deveria vir para fazer sombra. Talvez dividir a responsabilidade seria melhor!

    Sobre o Lamela, não acho que ele seja mais um flop no futebol. O que me parece ter acontecido foi uma profunda falta de adaptação ao estilo da PL. Lamela não toma decisões na velocidade que deveria. Mas acho que uma sequência fazendo o que sabe (ponta direita, cortando pra dentro) seria válida. Até pq, caso não dê resultado, ainda haveria tempo pra recuperar o investimento (este sim desproporcional). Aliás, mais bola do que o Townsend ele certamente tem.

    Quanto ao Khedira, sim, é caro. Mas não adianta achar que vamos mudar de patamar sem investir. Precisamos de um world class, já que só temos um hoje (Lloris, com Eriksen e Kane em direção à isto). O alemão acertaria o nosso meio campo não no sentido tático, mas de respeito. Bentaleb e Mason são jovens, bons talentos, mas não podem ser titulares de um time que almeje um UCL em um campeonato equilibrado como a BPL. Ainda falta maturação!

    Quanto ao De Jong, é o mesmo caso: respeito! Além de ser um jogador cujo estilo não temos, de pegada. E isso falta no nosso meio campo.

    Se o Dembele resolvesse ser constante, ele e um dos dois seria um meio campo top em qualquer liga!

    Mas esta é só minha opinião!

    Konoplyanka também seria ótimo. Incisivo, habilidoso e veloz, e 0800!

  • Lucas

    Quanto ao Grenier, esqueci de citar o seu grande problema… Gosta mais do DM do que o Pato!

    • Marcio

      O Clement Grenier é um jogador muito bom. Mas não está no mesmo nível do Eriksen e ainda se machuca muito.

      Se é pra falar de jogadores franceses, o que vc acha do Almafitano? Ele deve ser bem mais barato e tem o mesmo estilo. Está no West Ham atualmente.

      Se eu tivesse que escolher um meio de campo dos sonhos, certamente seria o Candreva, da Lazio. Seu futebol cresceu muito desde a saída do Hernanes e, provavelmente, ele está bem incomodado com os holofotes sobre o F. Anderson. Não seria tão difícil traze-lo.

  • Lucas

    Acho o Amalfitano outra ótima opção. E certamente é viável financeiramente. Há bons nomes no mercado pra dar sombra ao Eriksen. De experientes, como Amalfitano (quem dera Van der Vaart jogando como antigamente), até jovens como Praet, do Anderletch.

    Quanto ao Candreva, seria sem dúvida um baita reforço. Mas a valorização dele é muito grande com esta campanha da Lazio, assim como o Felipe Anderson. Só como parâmetro, no transfermarkt ele é cotado em 22mi de euros! E isso para um jogador de 28 anos, cujo retorno não seria fácil de obter, financeiramente falando.

    Outro jogador que me agrada não pelo jogador que é, pois está longe de ser craque, mas pelo o que poderia trazer, é o Gerard Deulofeu. Virou banco do Sevilla e o Luis Henrique não confia ainda no futebol dele, tanto que o liberou este ano. No Everton, se adaptou bem e fez ótimas partidas. Pra opção de velocidade e verticalidade na direita, é um bom nome. Novo Lennon

    • Lucas

      Esqueci novamente de comentar sobre dois jogadores que muito me agradam também:

      Howedes: esquecendo o horroroso lateral esquerdo que veio ao Brasil, o cara é ÓTIMO. Firme na marcação, no alto, no físico. Seria o parceiro ideal para Vertoghen voltar a ser aquele Vertoghen que um dia conhecemos.

      Cabella: habilidoso demais, daria a vantagem do imprevisto. Um drible ou passe que desmonta uma zaga. E está acostumado com a BPL!

      Acho que a hora de investir é essa. Temos uma base boa de garotos a lapidar, alguns com potencial world class. É necessário dar algo a eles antes que viremos um novo Arsenal, onde nossos craques saem pra conseguir os títulos que almejam em outro lugar. Dois anos podem ser demais para Lloris e Eriksen!

  • Mayer

    Concordo com vocês. Acho q esta na hora de investir pesado. Para mim o De Bruyne seria uma excelente opção, mesmo que cara, para melhorar o time do tottenham. Para a posição de volante me agrada muito o Schneiderlin, atualmente no Southampton. Novo bom na marcação e ainda com uma boa saida de bola. Nao acho que a contratação do Depay seja necessária, ja que o Eriksen pode jogar naquela posição e foi la que ele melhor jogou nesse ano. Para a zaga acho que precie de um zagueiro rápido para fazer dupla com o Verthogen. Gosto muito do Rojo, mas também acho o Howedes uma excelente opção, como um de vocês falou. Mas tudo isso eh com o Pochetino, tudo que nos resta eh torcer para que ele queira os nomes que mais nos agradam.

    • Lucas

      De Bruyne e Çalhanoglou seriam ótimos reforços pra qualquer equipe hoje, o único problema, assim como Depay, é a valorização. São três jogadores muito caros. Aliás, uma das minhas surpresas na janela desta foi o quanto o Leverkusen desembolsou pelo turco, uma mixaria nos termos de hoje! Ele e o Blind (mais completo lateral esquerdo do mundo, pra mim) foram os grandes negócios que perdemos.

      O Eriksen é craque, aonde colocar pra jogar ele rende! Falta só consistência e apoio. A maior lacuna que vejo no ataque hoje é velocidade e poder de penetração. Ideal seria um jogador com essas características e um armador pra dividir a cancha com o dinamarquês, já que Lamela, Chadli, Townsend e etc não demonstram nível suficiente pras ambições que temos.

      O schneiderlin é o nome que julgo mais provável desembarcar em WHL. O cara ama o Poch e demonstrou muita insatisfação por não ter sido liberado na última janela. Só não deve sair barato, ainda mais vindo do segundo melhor vendedor do futebol mundial (só perde pro Porto), mas não seria problema, pq o mlk tem bola.

      Rojo foi outro ótimo negócio. O único fato que pesaria é que já temos um zagueiro canhoto de alto nível no time, e juntar dois no mesmo miolo nem sempre dá certo. AMS sem dúvida é um ótimo nome!

      • Marcio

        O Eriksen é craque mesmo. No último jogo prestei um pouco mais de atenção nele. Impressionantes a facilidade com que ele dribla e a precisão de seus passes de primeira. Só não acho que ele tenha cacoete pra jogar como segundo atacante, pois não é tão rápido nem tem estrutura física para aguentar os encontrões na entrada da área.

        Por isso, insisto que Depay seria ideal, já que velocidade e força física não lhe faltam. Mas como é pouco provável que venha, um bom plano B seria o Bojan do Stoke ou o Zarate, do West Ham, dois atacantes que já tiveram dias melhores, e, por isso mesmo, viriam para os Spurs com um sorriso de orelha a orelha.

        #COYS

        • Lucas

          Eriksen é o clássico armador. Camisa 10 mesmo, aquele que vê o que ninguém consegue. Ele tem que jogar atrás dos atacantes mesmo. O que falta é alguém pra penetrar. Kane é inteligentíssimo e se move bem, mas está longe de ser um velocista. Depay é perfeito, é rápido, ágil, forte e muito finalizador, de perto e de longe. É um investimento de curto, médio e longo prazo.

          Zarate não me agrada, mas Bojan pode ser uma aposta válida. Não é possível que um jogador com o currículo dele tenha desaprendido a jogar. Poderia fazer boa dupla com Kane. Mas está longe do ideal

  • Godoy

    talvez o çalhanoglou fosse uma boa para o meio

    • Mayer

      Concordo com o que você disse. Çalhanoglou eh uma excelente opção. O Tottenham ja tem uma base formada, so precisa de nomes para arrumar os pontos que se tem carência nesse time, que infelizmente são muitos. Meu sonho eh ver o De Bruyne no WHL, porem eh bastante difícil. Mas precisamos de um jogador mais criativo no meio para dividir a responsabilidade com o Eriksen ( n fazer sombra) de um volante novo e também de um zagueiro. Outro nome que pensei para a zaga que seria muito bom seria do De Vrij da Lazio. Mas como antes nao adianta nos torcedores sonharmos, no final tudo cabe ao Pochetino

      • Godoy

        E ele e eriksen na bola parada iam ser mortais. De vrij seria perfeito na zaga, n da para aguentar kaboul e fazio mais