O curioso caso da provável classificação para a Europa League

O final desta temporada vai chegando e a gente já vai percebendo os rumos que a equipe vai tomando para a próxima. Entra época, sai época e a esperança de todo torcedor é que o time chegue brigando entre os quatro primeiros. Queria eu estar aqui escrevendo este post explicando as possíveis formas de o Tottenham se classificar para a próxima edição da Champions League. Entretanto, nós sabemos que a realidade é bem diferente e se repete nas últimas temporadas. Sendo assim, resta a nós analisar as possibilidades de classificação para a “segunda divisão” da Europa, já que está sendo um pouco complicado entender como funciona o sistema atual de qualificação para as competições continentais.

Vamos por partes. A Inglaterra tem direito a quatro vagas para a Liga dos Campeões, como todos sabem. Todos sabem também que apesar de ainda haver possibilidades matemáticas, nosso time vai ficar de fora mais uma vez da maior competição de clubes do planeta. Para a Europa League são três vagas, inicialmente distribuídas entre a Premier League (uma vaga para o quinto colocado), a Capital One Cup (uma vaga para o campeão) e a FA Cup (uma vaga para o campeão).

Podemos dizer que a Europa League persegue o Tottenham (Foto: Reprodução/uefa.com)

Porém, há alguns asteriscos nesse sistema. Vamos a eles: caso o campeão da Capital One Cup ou da FA Cup já estiver entre os cinco primeiros, a vaga na Europa League vai para o sexto colocado no campeonato. Já no caso de os campeões das duas competições já tiverem vagas garantidas nas competições europeias vide Premier League, abre-se uma vaga para o sétimo colocado. O vice-campeão de nenhuma das duas copas tem direito a vaga na Liga Europa.

O site da Premier League divulgou uma tabela que nos ajuda a compreender esse sistema, inclusive detalhando a classificação para a fase de grupos ou para os play-offs das competições.

Tabela retirada do site oficial da Barclays Premier League. Traduzida e adaptada pelo autor

No panorama atual, temos Chelsea, Arsenal e Manchester United garantindo classificação direta à Champions League, com o Manchester City segurando a vaga nos play-offs. Mas abaixo, temos Liverpool em quinto conseguindo um lugar na fase de grupos da Europa League, e o Tottenham em sexto, com uma vaga na terceira fase classificatória, pelo fato do Chelsea ter vencido a Capital One Cup. O Southampton vem logo atrás dos Spurs, com a diferença estando apenas em um ponto e com confronto direto por vir.

A FA Cup está na fase semifinal, com Reading x Arsenal e Aston Villa x Liverpool ainda na disputa. Caso Liverpool e Arsenal se mantenham entre os seis primeiros do campeonato e um dos dois vença a Copa, abre-se a vaga para o sétimo.

Ou seja, o Tottenham só não disputaria a próxima Europa League caso Reading ou Aston Villa fossem campeões e o time se terminasse em sétimo. Como o oitavo colocado está dez pontos atrás do nosso time, a possibilidade de ficarmos nessa colocação é praticamente descartada.

Enfim, resta a nós aguardar o desfecho final da Premier League e da FA Cup. Torcer para a classificação (ou não) do time para a Liga Europa é discussão para outro post.

 

Post atualizado em 19/04 após a vitória sobre o Newcastle e a troca de posições com o Southampton na tabela de classificação.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this pagePin on Pinterest
The following two tabs change content below.
Made in Bahia, mais especificamente na Região do Sisal. Nordestino com orgulho. Licenciado em Letras com Habilitação em Língua Inglesa e Literaturas. Professor de escola pública que, além de ensinar inglês, doutrina seus alunos, dizendo que não existe nada melhor que futebol - a não ser quando o Tottenham perde. Na equipe Tottenham Brasil desde 2011, escrevendo e soltando o sotaque na apresentação da Rádio TB.

Latest posts by Amarilson Gordiano (see all)