Liga dos Campeões pode ter 5 clubes ingleses

Como já divulgado anteriormente a UEFA Europa League passa a valer uma vaga para a próxima temporada da Liga dos Campeões, a duvida que restava era se essa vaga interferiria nas vagas via campeonatos nacionais, no caso da Inglaterra as 4 vagas destinadas aos 4 primeiros colocados da premier league. a duvida se dá pelas recentes perda dessa vaga em questão justamente pelos Spurs em 2012, quando o Tottenham foi “excluído” da Liga dos Campeões, apesar de terminar em quarto lugar, por causa do titulo do Chelsea na competição, o que os garantia a volta a competição no ano seguinte, mesmo tendo terminado abaixo da zona de classificação para a Liga dos Campeões, tirando assim a vaga dos Spurs já que a competição previa um limite máximo de 4 participantes por pais.

Para desfazer qualquer duvida a UEFA comunicou que no caso um clube venha a vencer a UEFA Europa League, e conquistar assim a vaga para a Liga dos Campeões, a UEFA confirmou que cinco clubes de um mesmo pais podem fazer parte de elite da Europa do próximo ano. Caso Everton ou Tottenham percorra todo o caminho ate Varsóvia e levante o troféu da Europa League, eles ganharão automaticamente a entrada, e isso não afetara a classificação dos 4 primeiros da Premier League.

Caso um inglês vença a Europa League e termine a Premier League abaixo da zona de classificação para a UCL, ambos conquistaram sua vaga somando assim um numero de 5 participantes ingleses, o mesmo vale para o mesmo caso acontecido em 2012 caso um inglês se sagre campeão da UCL ficando abaixo da zona de classificação. Se um clube inglês ganhar uma das competições continental e ficar entre os 4 primeiro do campeonato inglês nada se altera e se mantem o numero de 4 clubes na UCL.

A unica forma de se repetir o mesmo caso do 2012 e se dois clubes ingleses se sagrarem campeões dos dois torneios continentais e ambos ficarem abaixo da zona de classificação da UCL, sendo assim se classificariam os dois campeões continentais mais o 3 primeiros da Premier League. A unica duvida ainda em aberto e sobre a divisão entre vagas diretas e vagas para o playoff da UCL, essa definição esta diretamente ligada a quais clubes se classificaram e suas posições no ranking da UEFA.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this pagePin on Pinterest
The following two tabs change content below.

fernandobraz

Latest posts by fernandobraz (see all)