A temporada é nova, a defesa não

Aqui estamos nós frente a mais uma temporada recém começada, e aqui estamos nós frente a um problema que não acaba nunca: nosso sistema defensivo. Depois de uma temporada sofrível, como foi a passada, principalmente nos jogos onde enfrentamos equipes com um setor ofensivo mais forte, nessa temporada começamos da mesma forma, sofrendo com o setor defensivo.

Uma coisa é certa: existi a intenção de corrigir esse erro, afinal contratamos um jogador para cada posição do setor, mas, mesmo assim, ainda estamos vendo como titulares Rose, Kaboul e Vertonghen. A exceção está apenas em Dier, mas não se anime, ele só e o titular por causa da contusão do Walker, mas já é uma evolução já que na falta do Kyle na última temporada tínhamos o Naughton.

Nesta última segunda-feira (15), o clube anunciou o novo capitão da equipe, já que o antigo capitão Michael Dawson foi negociado neste início de temporada. Todos nós sabemos a importância que se dá ao capitão no futebol inglês e a nomeação de Kaboul dá a entender que ele será titular da equipe, e como Vertonghen é tido como um dos principais jogadores do elenco, já não será nenhuma surpresa se nossa dupla de zaga continue a mesma da última temporada.

Nas laterais, Davies a princípio parecia ter chegado para ser o titular da lateral esquerda, já que na última temporada Rose foi o ponto mais fraco da equipe. Mas aí vem a pré-temporada, Rose joga bem e é convocado para o English Team, e com isso mais uma vez não será surpresa se Rose continuar como titular e Davies de reserva graças a essa convocação.

Com a volta de Walker, é bem provável que ele recupere sua vaga no time titular. Com isso teremos no banco de reserva as quatro contratações para “resolver” o setor defensivo: Davies, Fazio, Dier e Yedlin (a partir de janeiro). Com isso fica a pergunta: o que mudou da temporada passada para essa que possa nos fazer a acreditar que a mesma linha defensiva que foi humilhada tenha um desempenho melhor agora?

A única resposta que temos é Mauricio Pochettino. Cabe a ele fazer a diferença neste setor com os mesmos jogadores aos quais achávamos ser o problema. A nós resta apenas torcer para que dê certo. Caso o contrário, os pesadelos continuarão a nos assombrar em semanas de jogos contra os grandes.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this pagePin on Pinterest
The following two tabs change content below.

fernandobraz

Latest posts by fernandobraz (see all)

  • Vinícius

    Eu não sei porque o Kaboul de titular, temos 3 zagueiros melhores que ele (Fazio, Dier e Chiriches) pra jogar com Vertonghen, se bem que Vertonghen nem é essa coisa toda, podia muito bem estar no banco se Fazio e Chiriches jogarem bem. Quanto a lateral esquerda, enquanto Rose estiver em boa fase, tudo bem colocar Davies no banco, mas acho que essa fase não vai durar muito tempo. Na lateral direita vamos torcer pra Walker recuperar a aquela fase que ele não teve na última temporada, mas se não recuperar espero que Pochettino tenha coragem de colocá – lo no banco e continuar com Dier ou testar Yedlin. Temos tudo pra melhorar nossa defesa, mas depende de Pochettino e, é claro, dos própios jogadores.
    Minha defesa ideal (com os contratados rendendo o esperado): Lloris, Dier, Fazio, Vertonghen e Davies, com Stambouli como volante marcador.

    • Fernando Braz

      Tb acho que essa defesa seria a ideal, com adição do walker quando recuperar. só não posso dizer nada sobre o Stambouli ainda, no momento minha formação ideal ainda tem o capoue como primeiro volante, talvez ate bentaleb em jogos mais fáceis.

    • Flavio R.

      Discordo de alguns pontos…
      O Rose é futuro lateral da seleção inglesa, será um Ashley Cole melhorado…
      O Vertonghen é um grande zagueiro…
      Não gostaria de ver o Walker de titular…
      E esse Stambouli eu desconfio, não esteve na seleção francesa na Copa, e olha que foram bastante jogadores que atuavam na França…
      Sou a favor do time jogar mais ofensivamente, já que a defesa não é nenhuma muralha…
      Quem sabe podemos fazer jogos com 4 x 3, 3 x 2, 5 x 4…
      Eu arriscaria esse time:
      Lloris, Dyer, Fazio, Vertonghen e Rose, Paulinho, Chadli, Lennon (ou Soldado) e Eriksen, Lamela e Adebayor.

      Sobra reforços, precisamos de um atacante urgente e um meia ofensivo…

      • Fernando Braz

        Eu já acho que o Rose vai ser igual townsend foi ano passado, vai fazer alguns bons jogos e depois voltar a ser um jogador comum.
        Davies foi a contratação mais cara dessa janela, justamente pq o Rose e limitado, ja o Walker sim eu acredito sera o futuro lateral da seleção.
        Ja essa escalação sua e imbatível no videogame, mas e impossível jogar na premier league sem um volante de marcação, ainda mais com uma linha defensiva fraca como a nossa.

        • Flavio R.

          A Alemanha jogou na Copa sem volante brucutu de marcação…
          O importante no meio campo, é os caras saberem recompor e não fazer ataque de índio ou Kamikaze…
          Mas tem que ter qualidade quando atacar…
          Algo que falta ainda, para Bentaleb, Capoue, Stambouli…

          • Fernando Braz

            usar Alemanha como exemplo e maldade, só tem gênio do meio pra frente. a gente n tem qualidade suficiente pra fazer isso, mas com o que tem da pra equilibrar as coisas. Acho que capoue e a unica opçao que a gente tem pra primeiro volante, em jogos com times mais limitados ate da pra colocar bentaleb ou dembele no lugar dele, mas acho que em jogos grande nao da pra ficar sem ele.

          • Caio Pereira

            Na premier League não da pra pensar so em atacar, desse geito vamos voltar a tomar so goleada. Meu time seria Lloris, Walker, Vertonghen, Fazio, Davies, Capoue, Dembele, Chadli (quem diria ne?) Lamela, Eriksen, Adeba.

            Obs.: Vertonghen é o unico pra presta nessa defesa!

  • Vinícius

    Fora que se os jogadores não conseguissem manter a bola no ataque e se a defesa alemã não bastasse, tinha o Neuer como líbero para evitar jogadas de perigo que acontecem com qualquer time bom ou não que joga ofensivamente, Lloris não é líbero. E eu coloquei o Stambouli no minha defesa ideal considerando-se que ele vá render o esperado, coloquei até entre parênteses, porque creio que se o Stambouli jogar seu melhor futebol supere o Capoue, que não tem nem um pouco da qualidade do Sandro, por exemplo. Mas como segundo volante eu não colocaria Paulinho de titular, a menos que estejamos perdendo, porque Paulinho não tem uma boa criação de jogadas, eu preferiria o Dembelé ou Bentaleb a menos que estejamos perdendo aí Paulinho seria bom com elemento surpresa.

    • Fernando Braz

      problema do dembele e a inconsistência, um dia jogo bem outro nao faz nada que presta.