Tottenham coloca 11 jogadores à venda; quem deveria ficar e quem deveria sair?

O prestigiado jornal The Telegraph noticiou ontem (13) que Pochettino teria listado ONZE jogadores como “abertos para negociações”.

Os nomes na suposta lista seriam: Townsend, Lennon, Soldado, Chadli, Sandro, Capoue, Dembele, Dawson, Assou-Ekotto, Naughton e Chiriches.

Apesar de surpreendente, a notícia pode ter legitimidade tendo em vista que o técnico disse semana passada que gostaria de trabalhar com um grupo fechado de apenas 25 atletas.

Diante da notícia, analisamos aqui as necessidades e as consequências da disponibilidade destes jogadores. As conclusões, divididas entre DEVE FICAR, DEVE SAIR; PODE FICAR e PODE SAIR.

Andros Townsend

O winger que voltou de empréstimo na temporada passada não conseguiu repetir as grandes atuações que fez no QPR – e no início da própria temporada passada – no decorrer das competições e logo perdeu prestígio, apesar de ter sido nome frequente entre os titulares graças a lesões e suspensões de seus concorrentes de posição.

Com 21 anos, Townsend ainda é uma aposta. Já soma partidas pela Seleção Inglesa e vez ou outra resolve decidir jogos com ótimas performances, mas não é um jogador essencial. Muito irregular e displicente,  tem noção tática duvidável e parece exaltado demais. Porém, como é jovem e habilidoso, pode render um bom dinheiro ou ser uma ótima moeda de troca.

Opinião: PODE SAIR

Aaron Lennon

É incontestável que Lennon esteja no hall da fama dos Spurs. O baixinho sempre foi um dos jogadores mais importantes do time desde que chegou no White Hart Lane há quase dez anos. A maioria das jogadas históricas que realizamos na última década – como o inesquecível gol de Crouch no San Siro – passaram pelos pés dele. Mas, mesmo ainda jovem (26 anos), Lennon parece não ser mais o mesmo.

Azza já não é mais convocado para o English Team há algum tempo e também perdeu muito espaço no Tottenham. Todos sabemos do que ele é capaz, mas é como se o clube tivesse dado passos pra frente e Lennon, por sua vez, tivesse ficado para trás. Não se faz mais necessário e, nem de longe, é insubstituível. Só terá seu lugar no clube garantido caso Townsend seja negociado.

Opinião: PODE SAIR

 

Roberto Soldado

Comia a bola na Espanha mas comeu poeira na Inglaterra. O atacante que completará 30 anos é – ou já foi? – um grande atacante, mas pareceu completamente perdido com sua nova camisa. Não se encaixou nos esquemas nem de AVB e nem de Sherwood, ficou à margem da construção ofensiva do time, fez atuações patéticas e perdeu gols. Perdeu muitos gols. Muitos.

Acontece que apesar da péssima temporada, Soldado de vez em quando mostra alguns lampejos de matador, de um bom camisa 9 com um apurado faro de gol. Além disso, é um jogador que  mostra que sabe também trabalhar bem com a bola nos pés na armação de jogadas e na fluência das jogadas, principalmente pelos lados. Mesmo que não seja titular, pode somar com experiência e técnica – se balançar as redes quando possível, é claro. No mais, sua venda traria um enorme prejuízo financeiro ao clube.

Opinião: DEVE FICAR

 

Nacer Chadli

Não digo que Chadli tenha sido uma decepção completa, uma vez que, entre os contratados na temporada passada, foi um dos menos badalados. Mas também não digo que tenha cumprido com as expectativas; jogou mal na maior parte da temporada e virou um dos maiores alvos de críticas do time.

O fato é que o jogador foi mal escalado por AVB e passou a render mais sob o comando de Sherwood, jogando centralizado e caindo pela esquerda – e a partir desta mudança, o belga virou peça-chave no esquema do time da última temporada. Chadli não é mau jogador – muito pelo contrário, aliás – e, assim como Soldado, não deve ser crucificado pela péssima temporada passada, mas também não é insubstituível.

Opinião: PODE FICAR

 

Michael Dawson

Indiscutivelmente é um herói dos anos recentes do clube. Aprendeu tudo que sabe com ninguém menos que Ledley King; joga com muita raça, dá a vida pelo time e se impõe diante do jogo em toda e qualquer situação – é um ótimo capitão. Mas não é só de postura que se faz um bom zagueiro. Dawson, que já viveu seu auge, agora sofre com técnica descalibrada e mau posicionamento. Se não fosse pelas qualidades supracitadas, seria capaz do zagueiro sequer ser relacionado para os jogos dessa temporada – já que contamos com o retorno de Chiriches e a contratação de Dier.

Na escalação considerada ideal, Dawson não se faz presente graças ao seu último ano e meio, talvez, mas seria titular absoluto em qualquer outro time da Premier League (exceto dos cinco grandes, é claro). Em boa forma, o capitão faria novamente uma boa dupla com Vertonghen. Sua permanência só realçaria sua apaixonada relação com o clube; sua venda, em contrapartida, mostraria que o zagueiro ainda tem muita lenha para queimar.

Opinião: PODE FICAR

 

Benoit Assou-Ekotto

Figuraça do futebol, Ekotto é o cara que gostaríamos de ver conosco numa mesa de bar, não na lateral esquerda. Nem tem como falar muito sobre uma eventual negociação do jogador; a preferência pela sua saída é unanimidade.

Já teve seus bons dias, já marcou seus gols, já desarmou seus adversários e já nos fez sorrir, mas são águas passadas. Já jogou a última temporada no QPR por empréstimo e torcemos para que também jogue a próxima, mas em definitivo.

Opinião: DEVE SAIR

 

Kyle Naughton

Naughton fez uma boa pré-temporada como titular, já que Walker se contundiu. Foi consistente defensivamente e prudente ofensivamente. Não comprometeu e ajudou o time. Sabe o que isso significa? Nada. Pré-temporada não é parâmetro pra nada, amigos. Sempre que exigido num nível de competição mais elevado, foi mal. Muito mal. Mal defensivamente e ofensivamente. Mal na movimentação, mal nos passes, mal no posicionamento. A bola passa mais tempo em suas costas que em seus pés.

O problema é que é o único substituto direto para a lateral direita, ou seja, é um jogador que Pochettino não pode abrir mão – pelo menos até janeiro, quando o recém-contratado americano DeAndre Yedlin se juntar ao clube. Até lá, sem ele não tem jogo.

Opinião: DEVE FICAR (SÓ ATÉ JANEIRO!)

 

Vlad Chiriches

Ótimo defenosor. Versátil, inteligente, habilidoso e com saída de bola apurada. Veio por um preço muito baixo e ainda é jovem (23 anos). Infelizmente, se machuca fácil e é muitas vezes é imprudente.

Suas atuações na última temporada mostraram que é um zagueiro com um grande potencial a ser explorado. É um dos jogadores que não deve se abrir mão.

Opinião: DEVE FICAR

 

Sandro

A qualidade do brasileiro é inquestionável. Um volante de contenção e força, bom interceptador e com boa saída de jogo. Na marcação, é daqueles jogadores que não larga o osso. Sabe chutar bem de longa distância e abrir jogadas. Seria um dos melhores volantes da Premier League se fosse mais regular e principalmente se não se machucasse tanto.

Sandro, dentro do atual plantel, é um dos poucos nomes que a torcida idolatra. Em 2015, vai completar seu sétimo ano vestindo branco e azul. Em compensação, o brasileiro ganha muito e joga muito, muito pouco. A decisão de vendê-lo teria fins econômicos – aquela história de custo-benefício – e só.

Opinião: PODE FICAR

 

Mousa Dembélé

Depois de uma primeira temporada excepcional, o belga pouco foi utilizado na última edição da Premier League. Ainda assim, Dembélé é o maior driblador do time, tem ótima visão de jogo, sabe passar a bola e se posicionar com versatilidade. Além disso, protege a bola como ninguém. Sem dúvidas, é um dos melhores jogadores da equipe atual. 

Mas infelizmente, Dembélé se doa pouco ao time e raramente cumpre com as expectativas. Isso pode ser porque sua escalação tenha sido colocada em cheque graças à concorrência na posição, porque sua função foi pouco explorada ou simplesmente porque nunca teve confiança o bastante para jogar tudo o que sabe. A opção por seu desligamento do clube poderia ter a ver com alguns dos motivos supracitados, mas ainda assim Dembélé é um jogador do qual geralmente não se abre mão – mesmo tendo outros ótimos nomes brigando pela mesma posição.

Opinião: DEVE FICAR

 

Etienne Capoue

O volante praticamente não jogou na temporada passada. Assim como Lamela, o francês passou mais da metade da temporada no departamento médico. Porém, quando entrou em campo, foi muito bem. É primeiro volante, mas sabe lançar bolas longas como um armador. Consistente, inteligente e forte, Capoue parecia estar nos planos de Pochettino já que foi escalado como titular em todos os jogos da pré-temporada – mas, como eu disse, a pré-temporada não é parâmetro pra nada.

Capoue é um jogador entre seis (Paulinho, Dembélé, Sandro, Bentaleb e Holtby) que brigam por apenas duas vagas na primeira linha do meio de campo. Por um ponto de vista – tático, talvez -, o volante seria indispensável. Por outro – prático (?) -, seria descartável. E como na gestão atual, o lema é The Game Is About Profit, possivelmente é ele quem vai debandar clube.

Opinião: PODE SAIR

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this pagePin on Pinterest
The following two tabs change content below.
  • Fernando Braz

    nao quero ver o Lennon com outra camisa, nem o Sandro.

  • Luiz Fernando

    Sandro sair é sacanagem! Boto fé no Soldado e gosto do Dembele. Lennon ficou pra trás, mas é bom para o elenco. De resto…

  • Thiago Vanio

    acho que o Sandro e o Lennon poderia ficar.

  • Antonio Carlos

    Concordo com os colegas…. Sandro, Lennon e Dembélé devem ficar… mas acho que acrescentaria o Dawson nessa lista…

  • Jefferson Teixeira

    Fica: Sandro, Lennon, Soldado, Dembele.

  • Vinícius

    Por mim pode sair Capoue, Ekotto e Chiriches numa boa. Towsend, Sandro e Lennon por mim ficaria. E o resto dependendo da oferta. O Soldado já teve seus tempos bons (no Valencia), mas acho que vai acontecer a mesma coisa que aconteceu com o Fred (já teve suas fases de artilheiro) que entrou numa decadência e não conseguiu voltar ao que era antes. Duvido que o Soldado volte a ser bom.

  • Davi

    O primeiro a deixa é o treinador que ainda não entendeu nada
    Depois soldado que é mesmo um soldado e kane que in italiano é um cachorro. Esse tottenham pode fazer um bom campeonato na championship