O dia que o Tottenham “escavou” o mundo

Manchete do “Daily Express”, de 11 de julho de 1978. (Foto: Site Oficial do Tottenham)

Nesse dia 11 de julho, lá no ano de 1978, o Tottenham foi destaque no jornal Daily Express, por um ato feito no dia anterior que entrou para a história do clube: a contratação da dupla Osvaldo Ardilles e Ricardo Villa.

Keith Burkinshaw, treinador do clube na época, foi buscar reforços do outro lado do oceano, aqui pertinho de nós, na terra dos nossos queridos irmãos. Os dois jogadores tinham acabado de conquistar a Copa do Mundo pela seleção argentina, e chegaram ao clube numa transação histórica de 750 mil libras. Ardilles, vindo do Huracán e Villa do Racing Club. Essa negociação abriu as portas para que outros jogadores estrangeiros fossem jogar na Inglaterra, o que era coisa rara na época.

Em Londres, Ricardo e Osvaldo deram lugar a “Ricky” e “Ossie”. Logo conquistaram a torcida e recompensaram o esforço e o dinheiro investido com gols, títulos e glórias.

Campeões do mundo com a seleção Argentina, Villa e Ardiles fizeram história no Tottenham. (Foto: Site Oficial do Tottenham)

Juntos venceram a FA Cup de 1981, com direito a golaço de Villa na final garantindo o título contra o Manchester City. Gol este, inclusive, que foi eleito o “Gol do Século” do Wembley, em 2001. Veja o vídeo:

Ossie permaneceu por mais tempo no clube e ajudou a equipe a conquistar a Uefa Cup de 1984. Em dez anos, ele disputou 311 partidas com a camisa do clube e marcou 25 gols. Um número excelente para um meia que quase não entrava na área. Mesmo franzino, de 1,69m de altura, dava conta tanto da marcação quanto da armação. “É difícil descrever a minha posição, metade de mim criava e a outra metade defendia”, disse em entrevista ao Fifa.com em 2010.

Hoje os dois estão no Hall da Fama do clube.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this pagePin on Pinterest
The following two tabs change content below.
Made in Bahia, mais especificamente na Região do Sisal. Nordestino com orgulho. Licenciado em Letras com Habilitação em Língua Inglesa e Literaturas. Professor de escola pública que, além de ensinar inglês, doutrina seus alunos, dizendo que não existe nada melhor que futebol - a não ser quando o Tottenham perde. Na equipe Tottenham Brasil desde 2011, escrevendo e soltando o sotaque na apresentação da Rádio TB.

Latest posts by Amarilson Gordiano (see all)

  • Adriel

    Dupla incrível, precisamos mais de tipo de transferência.

  • Fernando cesar

    Nossa, é incrivel como Ossies ficou adorado pela torcida.

    certament um dos grandes que fixaram o nome em WHL

    “come on you spurs, are on their way to wembley… In the Cup for TOTTINGHAM”

    GRANDE RICKY VILLA!!!!
    GRANDE ARDILES!!!!!!

    é sempre otimo lembrar o passado.
    Mto bom este post, parabens Amarilson